Carregando Eventos

« Todas as atividades

  • Esta atividade já passou.

Seminário: O que se escreve do fantasma

novembro 10 @ 20:00 - 21:30

|Atividade recorrente (Ver todos)

Um evento a cada 1 semana(s), começando às 8:00pm nas(os) terça-feira, repetindo até 8 08UTC December 08UTC 2020

“…las fantasías sirven a la tendencia de refinar los recuerdos (…).Son establecidas por medio de las cosas oídas y que se valorizan con posterioridad, y así combinan lo vivenciado y lo oído…”

Freud. “Manuscrito L.” 02.05.1897

“Não é absolutamente necessário que uma escrita queira dizer alguma   coisa para quem quer que seja,para que ela seja uma escrita…”16.11.1966 “…o fantasma é apenas um arranjo significante,cuja fórmula dei há muito tempo,aí acoplando o a ao $.O que quer dizer que há duas características:a presença de um objeto a e,por outra parte,nada senão o que engendra o sujeito como $ ,a saber,uma frase”.21.06.1967

Lacan. A lógica do fantasma.

Em uma de suas aulas no seminário sobre os fundamentos da psicanálise, Lacan se perguntou a respeito de como o sujeito que “atravessou” o fantasma na sua experiência analítica viveria a pulsão e acrescenta: “…é o mais-além da análise e jamais foi abordado” (24.06.1964). Sustentar a pergunta nos leva a interrogar o significante “atravessar” mais utilizado pelos lacanianos do que pelo próprio Lacan a respeito deste assunto. Atravessar, travessia… Então o fantasma, no início de uma análise, já estaria escrito “a priori”, aguardando para ser atravessado? Freud já alertava no “Bate-se numa criança” que certa frase não adviria de um trabalho de recordar e sim como uma construção na/da própria análise. Com Lacan, a direção do tratamento verificará a construção do fantasma articulada ao avanço da análise do sujeito neste escrever-se inerente à experiência. A produção desta escrita – um indicativo de um final de análise – implicaria, necessariamente, na emergência do desejo do analista? Estes e outros pontos a irromperem no percurso serão as balizas para o trabalho em 2020.

Francisco José Bezerra Santos

Detalhes

Data:
novembro 10
Hora:
20:00 - 21:30