A Biblioteca Jacques Lacan é aberta e trabalha na direção de registrar – com textos – a historia do movimento psicanalítico no Brasil e no mundo. É pensada como matéria viva que possa causar o desejo de saber. Conta no seu acervo com as obras de Freud e de Lacan e dos autores por eles trabalhados ao longo de seu ensino. Dispõe também de escritos sobre outros campos do saber como matemática, lógica, topologia, linguística, filosofia, literatura… Ela reúne as publicações produzidas pela Escola bem como realiza o intercâmbio com outras instituições, que encaminham suas revistas e periódicos, contribuindo para o enriquecimento de seu acervo.

Registrada no CRB-7, é uma biblioteca aberta ao público para consulta no local e para pesquisa online do acervo. O usuário deve se cadastrar para que possa solicitar empréstimos segundo o regulamento em vigor.

Funcionamento: de 8h às 16h.

Maiores informações podem ser solicitadas:
– por e-mail: biblioteca@escolaletrafreudiana.com.br
– Telefone: (21) 99270-8433

Bibliotecária:
Bianca de Almeida Chaves

Cláudia Mayrink
Deborah Tenenbaum
María Cristina Vidal
María José Estevez Acuña
Silvia Disitzer

Novas aquisições da Biblioteca

Espaço James Joyce

O Espaço James Joyce é constituído pela doação do acervo de Bernardina da Silveira Pinheiro, construído durante décadas de leitura da obra de Joyce – obra enigmática e complexa que revolucionou as línguas e a literatura do século XX.