Nesse momento de pandemia, quando a irrupção do real trazido pelo coronavírus provoca efeitos devastadores, o laço que sustentamos com a Escola, e que a constitui, tem nos sustentado.
Assim, temos recolhido que, no um a um de suas possibilidades, passe, cartéis e reuniões de trabalho clínico bem como seminários, leituras, espaço de trabalho e pequenos coletivos dos ‘Núcleos de Investigação’ têm, mesmo nesse momento tão difícil, mantido a Escola – por definição, não toda – em ação.
Na estrutura borromeana da Escola, “Trata-se de uma consistência real onde cada um intervém com o desejo que se diz no compromisso e na responsabilidade de ‘fazer escola’” (Ata de 2014). Enodar é ato que convoca um a um à sustentação de uma transferência de trabalho com a Escola, impedindo dispersão e isolamento.
Ao ‘oferecer-se ao ensino, o discurso analítico’ produz ensinante que assume um compromisso decidido com sua proposta de trabalho escrita no boletim da Escola; ‘um pequeno boletim que faça laço’.
Na direção de relançar as propostas firmadas no boletim de 2020, a Escola disponibiliza o suporte técnico de Luciano Torres, a partir do e-mail escola@escolaletrafreudiana.com.br, àqueles que, na contingência que estamos atravessando, assim o necessite para viabilizar, nesse momento, que essas propostas se mantenham.
Colegiado da Escola Letra Freudiana
Ensino e Transmissão
Em nossa experiência de Escola, traçou-se um ensino a partir da leitura dos textos de Freud e de Lacan, não de uma forma linear, mas estabelecendo um eixo no qual se fizeram os cortes possíveis a partir dos conceitos fundamentais da psicanálise. A produção de trabalhos sobre pontos cruciais da práxis analítica conflui em jornadas e publicações.
Leituras de Freud e de Lacan
Espaço de trabalho textual que articula os conceitos fundamentais da práxis psicanalítica.
Leitura de Freud
Leitura de Lacan
Seminários
- na Escola: espaço de trabalho
- Seminário de Psicanálise
- A clínica pulsional do bebê, autismo e psicose no tempo da infância: articulações com a pulsão invocante e a voz
- A voz na poesia e na psicanálise
- A escrita do fantasma: do matema à clínica
- O que se escreve do fantasma
- Seminário de Lacan
- O desejo e o gozo na construção do fantasma
- A dimensão de gozo no fantasma
- Do mal-estar à escrita do fantasma
- Seminário de Lacan… na série
- Além do princípio de prazer – 100 anos
- A função da letra em Freud e Lacan
- Aspectos do mal-estar na contemporaneidade: escritas de eros
- A arte da Topologia em J. Lacan
- A formação do analista
Trabalho de interseção com outros campos do saber
- Psicanálise e Literatura
- Psicanálise e Matemática: a escrita da fórmula do fantasma
- Psicanálise e Texto
Núcleo de Investigação Clínica
Núcleo de Investigação Clínica: Han$
Os encontros de trabalho, constituídos em torno do Núcleo Hans, são compostos por membros e participantes que se reúnem quinzenalmente. A produção que daí resulta é apresentada em uma reunião mensal, aberta a todos aqueles que se interessem por essas questões cruciais da Psicanálise
saiba mais…
Núcleo de Investigação Clínica: As Psicoses e Autismo
Lacan localiza a forclusão ao redor da impossibilidade de encontrar um significante que permita responder a uma nova exigência, um chamado ao Pai. Define este significante que falta como Nome-do-Pai.
saiba mais…
Secção clínica
É na passagem do privado ao publico por meio de um escrito, que alguns significantes do caso clinico são transmitidos a través do estilo de cada analista. A escrita do analista parte do real de sua clinica, daquilo que, nas voltas dos ditos, vai produzindo o enlace dos registros R.S.I. Nesse lugar de seccão/corte, cada analista se confronta com o que é possível/impossível transmitir da experiência psicanalítica.
A Secção Clinica é um lugar de interlocução destinado aos membros e participantes da Escola.
Leila Neme – responsável
Última terça-feira de cada mês às 13h30.
Reunião d’Escola
A reunião D’Escola e o discurso analítico estão enlaçados na concepção borromeana que a ata de 2014 da Escola Letra Freudiana propõem. Em uma estrutura borromeana, membros e participantes são uma instancia comum, efeito do discurso e da prática que a Escola institui, empenhados em transmitir a especificidade da formação do psicanalista
Terças-feiras às 13h30.