“O corpo próprio e especialmente a sua superfície é
um lugar do qual podem proceder, ao mesmo tempo,
percepções internas e externas. É visto como
um objeto outro…” Freud, “O EU e o Isso”

“É afinal do mal-estar que Freud assinala em algum lugar,
do mal estar na civilização, que procede nossa experiência.
O que há de impressionante é que o corpo contribui para
esse mal estar…” Lacan, “Terceira”

O Corpo na Psicanálise

Qual o estatuto do corpo na psicanálise? O que a experiência clínica ensina é que o corpo se apresenta, em sua estrutura, enlaçado em três dimensões: a da imagem do corpo na qual nos reconhecemos, a do real do gozo e a dimensão do simbólico, das marcas inconscientes que recebemos do Outro da nossa história – R.S.I. – que se enodam em função do objeto a.

No encontro com o discurso da histérica, Freud funda a psicanálise e introduz uma distinção fundamental entre o conceito de corpo com o qual opera o discurso do analista daquele do puro organismo, próprio do discurso da ciência.

Abordar o corpo nas suas ‘dit-mensions’ é a proposta da Jornada da Escola Letra Freudiana a realizar-se nos dias 2 e 3 de dezembro de 2016.

A partir da proposta “O Corpo na Psicanálise” recortamos alguns eixos de trabalho:

– O Corpo da Psicanálise.

– O Corpo, esse outro lugar.

– Corpo-sintoma-gozo: um Nó.

– O corpo falante, a letra, alingua.

– “Do que temos medo?… do nosso corpo”: a angústia.

A Escola Letra Freudiana convida analistas e não analistas, aqueles que se interessem por sua proposta, a vir participar da Jornada “O Corpo da Psicanálise” apresentando um trabalho ou então que, a partir de uma escuta atenta venha enriquecer nossa interlocução.

Aos psicanalistas, cabe o compromisso de sua aposta no futuro da psicanálise.

Os que desejarem apresentar um escrito precisam enviar o título e resumo até o dia 21/10 e o trabalho final até o dia 21/11, para o e-mail: jornada2016@escolaletrafreudiana.com.br

Com o fim de deixar o máximo de tempo para discussão, após a apresentação, os trabalhos estarão limitados a 20 minutos, o que implica 2650 palavras ou 12.600 caracteres sem espaço ou 15300 caracteres com espaço.

Os membros da Escola interessados em participar na coordenação das mesas de trabalho, pedimos informar sua intenção para o e-mail antes mencionado.

Taxa de Inscrição:

Valor único: R$ 330,00

Membros: R$ 330,00
Até dia 21/10: R$ 300,00
Ou duas parcelas de R$ 150,00: primeira até 21/10 e segunda até 21/11

Participantes: R$ 230,00
Até dia 21/10: R$ 200,00
Ou duas parcelas de R$ 100,00: primeira até 21/10 e segunda até 21/11

Universitários: R$ 100,00
Os estudantes deverão enviar, junto com o comprovante de depósito, declaração da faculdade

Data da Jornada: 2 e 3 de dezembro de 2016

Local do Evento: Hotel Everest

Rua Prudente de Moraes, 1117- Ipanema – RJ

Contato: Marli – Secretaria da Escola Letra Freudiana –  tel.: (21) 2522-3877

Claudia Mayrink
Campo de Extensão – Colegiado da Escola Letra Freudiana.