Lugar tem o prazer de receber Daniel Munduruku, professor e escritor indígena, dia 18 de agosto às 20h45, através da plataforma Zoom.

Id: 822 3962 1278 / Senha: 295326

 

Taisa Borges

 

“O Brasil é o país da diversidade cultural e linguística. Aqui, em nossas terras, convivem 307 povos indígenas  diferentes, falando algo em torno de 275 línguas e dialetos, morando em todos os estados  desse imenso país.”

(Vozes Ancestrais)

 

“As sociedades indígenas são movidas pela poesia dos mitos – palavras que encantam e dão direção, provocam e evocam os acontecimentos dos primeiros tempos, quando, somente ela, a Palavra, existia.

 

E foi por causa dela, de sua ação sobre o que não existia, que tudo passou a existir. Foi como um encantamento, um vento que passa ou o sopro sonoro de uma flauta, e… pronto… tudo se fez.

 

Assim é a palavra, que flui em todas as direções e sentidos e que influenciou e influencia todas as sociedades ao longo de sua história. Ela cria, enfeitiça, embriaga, gera monstros, faz heróis, remete-nos para nossa própria memória ancestral e dá sentido ao nosso estar no mundo.

 

Mesmo vivendo numa época em que a tecnologia impera e coloca a Palavra  – aqui como sinônimo de Verdade – em segundo plano, percebemos que ainda há esperança, pois ela vivifica a poesia dos mistérios que nos emocionam e nos fazem buscar, dentro de nós mesmos, a certeza de que vale a pena colorir o mundo”.

(Contos Indígenas Brasileiros)

 Daniel Munduruku

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *