Uma estrutura quadripartida é, desde o inconsciente, sempre exigível na construção de uma ordem subjetiva.
LACAN, J. “Kant com Sade”

Sustentado pelo trabalho de leitura textual, esse ‘espaço’ abre-se a membros e participantes que, a seu modo e a seu tempo, se deixam interrogar pelas questões advindas dessa proposta de leitura no marco de uma Escola para a psicanálise.

Em seu escrito ‘Kant com Sade’, Lacan, a partir do traçado de uma topologia da ética kantiana com a ética sadiana, introduz – no ponto em que extrai a estrutura quaternária do fantasma sadiano – a ética da psicanálise que, ‘desde o inconsciente’, nos coloca na direção de ‘A escrita do fantasma’.

A leitura desse escrito, no ‘espaço de trabalho’, seguirá nos orientando na articulação de problemas cruciais que vêm atravessando nossa época.

Referências de leitura:
LACAN, J. “Kant com Sade” (1963) in: Escritos.
Artigos, de diversos autores, disponíveis na pasta ‘Na Escola: espaço de trabalho’ na Biblioteca.

Terças-feiras às 12h (quinzenal)