Núcleo de Investigação Clínica: As psicoses e autismo

O sintoma é a irrupção dessa anomalia em que consiste o gozo fálico, na medida em que aí se espalha, aí se desenvolve essa falta fundamental que eu qualifico de não relação sexual.

Lacan, J. “A terceira”.

 

A partir daí, propomos interrogar: o que é do falo na psicose, uma vez que não há significação fálica? Como podemos entender o “empuxo à mulher”, trazido por Lacan, na “Questão preliminar a todo tratamento possível da psicose”? E, pensando o “mal-estar” como um dos nomes do inconsciente freudiano, resta ainda a questão: o que dizer do “inconsciente a céu aberto” de Lacan? Propomos trabalhar, em Schreber, Aimée e Joyce, estas questões.

Na clínica do autismo, o analista em sua ética – ética da psicanálise – sustenta uma escuta dos termos verbais emitidos por cada paciente em sua singularidade. É na medida em que “é unicamente sobre o significante que recai a intervenção do analista” que algo do gozo, pela via do savoir-faire com lalangue, pode vir a ser circunscrito.

Para os núcleos que vão se dedicar à investigação do autismo, propomos trabalhar a possibilidade, em cada caso, do surgimento de novas articulações linguageiras, realizadas pelo paciente, como efeito do tratamento analítico. O que envolve, logicamente, um certo destacamento do objeto a (voz, olhar) na via da delimitação de uma borda e uma pontual localização do gozo.

Os encontros do Núcleo de investigação clínica: As psicoses e autismo acontecem quinzenalmente e o que se recolhe destes “pequenos coletivos” é apresentado em encontros mensais, que se dão na última terça-feira de cada mês, às 21h.

 

Silvia Disitzer
Vera Vinheiro

 

3ªf 10h30 Tânia Mendes e Anete T. T. Arita
3ªf 15h Silvia Disitzer
4ªf 10h30 Gilda Gomes Carneiro
4ªf 12h Cacilda M. V. Bruni e Lícia Magno L. Pereira (autismo)
5ªf 19h30 Alyne Camargo de Mattos
6ªf 11h Elisa Carvalho de Oliveira (autismo)
5ªf 20h Ana Lucia Valadão (Cabo Frio)
6ªf e Sáb Teresa da Costa (Fortaleza). A agendar
(reuniões bimensais)

 

Encontro Mensal: última terça-feira do mês às 21h.