Núcleo de Investigação Clínica: Han$

Do Mal-estar ao Sintoma

Uma criança surge na encruzilhada entre um Outro pré-histórico e imemorial que a precede e o Outro da cultura presentificado, desde o início, pelos pais e por todos aqueles que se ocupam dela.

Freud analisou os avatares do processo de incorporação da cultura que acontece numa temporalidade muito precisa, quando o a-posteriori das identificações do complexo de Édipo reinscreve os efeitos da pulsão de morte operando desde os primórdios do encontro do infans com a linguagem.

O Núcleo de Investigação Clínica Han$ propõe a releitura do texto de Freud “O mal-estar na cultura”, de 1930, no qual ele afirma que “a cultura impõe sacrifícios não só à sexualidade quanto à inclinação agressiva do ser humano”. Há uma limitação que a cultura impõe, origem da consciência moral e do sentimento de culpa: “uma mudança importante acontece quando a autoridade representada pela cultura é interiorizada pela instauração do supereu.”

O sintoma, a partir desse escrito de Freud, toma outra dimensão: é o representante da divisão pulsional do sujeito, não só como recalcamento da pulsão sexual mas também como retorno da agressividade contra si mesmo. A promessa de alcançar a felicidade se faz às custas da segregação da criança que não responde aos padrões normativos da ciência. Numa época em que as técnicas cognitivas desconhecem o estatuto do sintoma e são chamadas a definir a vida de uma criança desde os programas de educação até seu momento de lazer, é urgente que a psicanálise faça, novamente, ouvir a dimensão do inconsciente.

Os encontros de trabalho do ‘Núcleo’, composto por membros e participantes da Escola, acontecem quinzenalmente. O que se recolhe desses ‘pequenos coletivos’ é apresentado no marco da Escola, para todos aqueles que se interessem pelas questões cruciais da psicanálise, na terceira quarta-feira de cada mês, às 10h30.

 

Andréa Bastos Tigre
Maria Cristina Vidal

 

3ªf 10h30 Cristiane Amaral
4ªf 09h Iara Barros
5ªf 19h Vera Vinheiro
6ªf 07h30 Ana Claudia Vieira Vaz – Niterói
6ªf 09h30 María José Estevez Acuña