Seminário de Lacan… Na série

Dando continuidade ao projeto de “Lacan na série…” trabalharemos em 2016 os seminários XI – Os quatro conceitos fundamentais (1964) e XXII – R.S.I. nas quinzenas respectivas.

Dando continuidade ao projeto “Lacan na série…” trabalharemos em 2018 o seminário 2, O eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise (1954/1955), e o seminário 25, O momento de concluir (1977/1978), enlaçados ao projeto de trabalho da Escola para este ano em torno do sintoma e do mal-estar.

Lacan trabalha no seminário 2 o texto freudiano “Além do princípio de prazer” para reencontrar o sentido da experiência freudiana e formalizar o descentramento do eu, além de percorrer o “Projeto” e o famoso sonho de Irma entre outros. Se a compulsão à repetição insiste na cadeia significante, são o real e o simbólico que se apresentam nas dimensões constitutiva e repetitiva.

Em O momento de concluir (1977/1978), Lacan resgata a questão da psicanálise não ser uma ciência e sim que se ocupa com a “inadequação das palavras às coisas”. Refere-se ao fato de não achar mas procurar. Com Pierre Soury retoma o reviramento do toro e, mais uma vez, sustenta a questão da especularidade.

 

Ana Lucia Zacharias
Benita Losada A. Lopes
Isabela Bueno do Prado

Seminário 2, O eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise
Início: 02/03/2018
Evelyn Disitzer, Isabela Bueno do Prado e Monica Herszage

Semiário 25, O momento de concluir
Início: 15/03/2018
Alicia Liliana Sterlino e Bruno Netto dos Reys

Quintas-feiras às 19h (semanal)